sexta-feira, 14 dezembro, 2018

Dread é um sistema de RPG de horror e suspense, desenvolvido por Epidiah Ravachol e Nathaniel Barmore e publicado pela editora The Impossible Dream no ano de 2005. O jogo foi o vencedor do prêmio Ennie de 2006 por inovação e foi indicado aos prêmios de melhor jogo do ano e melhores regras.

Aqueles valentes o suficiente (ou não) para jogá-lo, participam ativamente da narração mútua de um conto macabro limitado apenas pela imaginação dos participantes. Os jogadores assumem o papel de alguém preso em uma história ao mesmo tempo atraente e hostil, alguém que se encontre fazendo as decisões que, se Deus quiser, você nunca precisará enfrentar na vida real.

Como Dread Funciona

Criação dos personagens:

Dread utiliza um método único de questionário para realizar a confecção dos personagens. O questionário provê o esqueleto do personagem, montado de forma a se adequar à estória, enquanto o jogador adiciona a carne à medida que responde as perguntas. Dessa forma, garante-se que os personagens se encaixem na estória, e que os jogadores se importem com eles suficientemente ao ponto de pesarem cuidadosamente as suas decisões durante o jogo.

Exemplo de Template Para Questionário de Personagem:

  • Uma pergunta para estabelecer a profissão, arquétipo e/ou vínculo do personagem com a campanha;
  • Uma pergunta sobre algo em que o personagem é especializado;
  • Uma pergunta sobre uma desvantagem relacionada à profissão;
  • Uma pergunta sobre aptidões físicas;
  • Uma pergunta sobre um relacionamento;
  • Uma pergunta sobre aparência
  • Uma pergunta sobre um hobby, habilidade ou peculiaridade;
  • Uma pergunta sobre a visão do mundo do personagem;
  • Uma pergunta sobre um medo, fobia ou fraqueza psicológica;
  • Uma pergunta sobre o equipamento do personagem;
  • Uma pergunta sobre a personalidade do personagem;
  • Qual é o nome do personagem?

Mecânicas do jogo:

Durante o jogo, cartas, dados, ou outra forma mais tradicional de randomização, utilizadas em sistemas de RPG conhecidos, são substituídas por uma torre de blocos como a do jogo Jenga®.

Quando um personagem tenta executar uma tarefa além de suas capacidades, ou que esteja sendo feita sob grande estresse, a torre determina seu sucesso ou fracasso. A tensão é construída à medida que mais e mais peças são movidas na torre tornando-a cada vez mais instável.

Os jogadores podem ser bem sucedidos ao mover um bloco da torre sem derrubá-la, ou escolher falhar ao não mover nenhum bloco. Caso o jogador derrube a torre, sem querer, durante a movimentação de um bloco, seu personagem será removido de jogo por algum artifício horrendo que o narrador julgue adequado (morte, loucura, fuga desembalada em direção ao horizonte, possessão demoníaca, aprisionamento, etc…). Caso o jogador deliberadamente derrube a torre, ele poderá escolher o destino, dramático ou heróico, que acometeu seu personagem e o fez ser removido do jogo.

Dread é um jogo focado na narrativa e na interpretação, e devido à sua simplicidade é ideal para jogadores novos no mundo do RPG. Também é uma ótima pedida para jogar em one shots devido à natureza inclemente da torre de blocos que coloca um prazo de validade nos personagens.

Infelizmente, Dread ainda não foi traduzido para o português. Caso tenha curiosidade de saber um pouco mais sobre o jogo, aqui está uma guia rápido, em inglês, provido pela própria The Impossible Dreams, que explica com mais detalhes alguns aspectos do Dread.

Will Weaton, o antigo arqui-inimigo de Sheldon Cooper no seriado The Big Bang Theory, dedicou dois episódios de seu programa Table Top a jogar uma  one shot de Dread com seus convidados. Vocês podem conferir como o jogo se desenrolou aqui e aqui.

Caso vocês já tenham jogado ou venham a jogar Dread, deixem nos comentários suas experiências com esse sistema tão interessante.

Tags: , , , ,
Idealizador do canal Crônicas da Meia-Noite, analista de sistemas, aspirante a escritor de terror (Stephen King que se cuide), amante de um bom whisky (single malt escocês é a minha criptonita) e aficionado por RPGs de todas as cores e sabores.
Estamos ON!
Estamos OFF :(