sexta-feira, 14 dezembro, 2018

Como narrador inexperiente, sem o XP de muitos amigos, o desafio de narrar uma aventura digna de meus jogadores se demonstra um trabalho de muito tempo, semanas, talvez até meses como mostra algumas aventuras que irão acontecer. Ao criar o cenário e a ambientação, sempre me deparo com o problema de encaixa-los em um sistema, por isso vou explicar nessa postagem um pouco de meu método de criação e como o Sistema UD1 é perfeito para o trabalho.

 

Pegamos por exemplo a minha ambientação Seven Deadly Kids para Gotham (cenário original Casa Velha, de autoria do “Evil D.”). Essa ambientação requer a capacidade do narrador em manipular o tempo e os acontecimentos de forma não linear, porém com precisão e necessidade histórica dignas do cenário de Gotham.

 

Seven Deadly Kids é uma ambientação baseada no Roteiro do Filme Amnésia, de Christopher Nolan (recomendo com força). O filme retrata a história de um homem que sofre de amnésia e precisa cumprir o objetivo de vingar o assassinato de sua mulher, e transcorre de forma a nos mostrar antes de tudo a conclusão, avançando numa linha temporal reversa até mostrar como tudo ocorreu. Como adaptar esse roteiro a uma aventura de mesmo estilo em uma campanha de RPG? Simples, UD1 neles! Por quê?

 

Porque o Sistema UD1 é simples, rápido, fácil e, principalmente, dá muita liberdade para o mestre, sendo muito similar ao FATE Core™ (o qual já abordamos nesse blog, você pode conferir aqui). Com isso, consegui sistematizar uma maneira em que as habilidades de perícia dos personagens estão de acordo com seu Karma Positivo e Negativo, me permitindo adaptar a ficha deles ao período temporal que estão jogando, sem alterar o Background ou deixar com que a fidelidade dos personagens seja questionada.

 

Por fim, esse é o motivo pelo qual escolhi UD1 para minha ambientação de Gotham, e fica aqui a recomendação desse sistema incrível, principalmente para as pessoas que estão iniciando no mundo do RPG e buscam algo simples para se divertirem.

 

Confira o Sistema e suas mecânicas clicando aqui.

Tags: , , ,
Olá pessoas, eu sou o Jiboli e isso é mais do que vocês deveriam saber
Estamos ON!
Estamos OFF :(