sexta-feira, 14 dezembro, 2018

Eeeeeeestamos on com mais um post!!!

 

Irei falar sobre uma polêmica que acompanha cada mesa de RPG: Regras da Casa/Ouro X Regras de Sistema.

 

Primeiro, vamos ao conceito. A regra de ouro é um artifício usado pelo mestre alterando as regras do sistema jogado para facilitar a dinâmica durante testes, e assim não perder tempo comprometendo a narrativa ou resolução da cena. Em um sistema D20 por exemplo, normalmente é um simples +2/-2 dependendo da vantagem ou desvantagem na ação.

 


E a regra da casa?


 

A idéia é a mesma, incrementar ou alterar alguma mecânica do sistema, em acordo entre narrador e jogadores tornando o que foi alterado fixo nos jogos deste grupo.

 


Por que fazer isso?


 

Pela diversão! Simples assim. O sistema é apenas um guia para jogar, mas não precisa ser levado ao pé da letra. Nesse ponto entramos em opinião pessoal, conheço pessoas que preferem levar à risca as regras do sistema e são verdadeiros advogados e promotores durante uma sessão. Entendam que isso não é errado, desde que feito da maneira correta.

 

Vampiro: a Máscara, V5 pág. 291

 

Você folhear o livro do jogador e descobrir o que acontece no caso de uma falha crítica vai acabar com o climax deste momento terrível. Agora o mestre ter um padrão ou regra da casa de como lidar com um fracasso na rolagem é algo muito mais emocionante e digamos, traz personalidade à mesa. O estilo do mestre fica conectado à narrativa e a torna única. 

 

Sistemas que possuem muitas revisões, como WOD (Vampiro, a Máscara especificamente) complicam ainda mais a vida do narrador, que muitas vezes fica com as regras de versões anteriores na cabeça e acaba cometendo equívocos ao utilizar o modelo mais recente. A regra utilizada aplica-se bem à cena? Está ótimo assim…Porque seguir à risca o modelo se o que foi narrado já causou o efeito desejado – Medo, risadas, emoção….

 

O mestre não é dono da verdade, claro que deve sempre estar aberto a ouvir sugestões, elogios e críticas para a melhora da dinâmica do jogo. Mas não faça isso de uma forma que rompa com o momento, que quebre a cadeia de eventos, que demore muito tempo em uma discussão que com certeza, não é o propósito da sessão. Isso pode ser feito depois, com um toque simples. Tudo à base de conversa é sempre melhor, mostra uma atitude menos reativa. Isso vale para tudo na vida, galera. Posso garantir.

 

Sistemas – Guias para jogar, não bíblias

 

Importante mencionar que o sistema foi criado de maneira equilibrada, portanto a regra de ouro deve seguir o mesmo equilíbrio. O mestre deve ter bom senso ao implementar a improvisação. Pensamos na regra de ouro como um drible em um jogo de futebol. Não é uma orientação do treinador, mas é um artifício escolhido pelo jogador para furar a tática do oponente e adaptar a situação às suas intenções – o drible não altera as regras principais do esporte. Ou seja, não aborreça seus jogadores com coisas milaborantes, mestre!

 

Os RPGs para console e computador possuem um sistema quase infalível de regras – como já comentamos na Introdução ao RPG. Não somos robôs, portanto não temos todas as regras decoradas para cada situação, diferente de algo que faz cálculos e relaciona variáveis muito mais rápido que um humano. Se você prefere erro ou customização zero, talvez seu lugar seja atrás de um controle de videogame ou teclado, para que divirta-se da maneira que espera.

 

É isso galera, o problema nas nossas vidas sempre vai ser o excesso. Busquem equilíbrio nas suas reações e sejam mais flexíveis. Imagina um juízo de valores em cada coisa que fazemos nos nossos dias, garanto que ninguém iria gostar.

 

Ficamos por aqui! Um abraço!!

 

Gosta do conteúdo do canal?? Ajude o Casa Velha RPG a investir em mais recursos para melhorar a qualidade de nossas streams! www.padrim.com.br/CasaVelhaRPG

Tags: , , , , ,
Engenheiro de Produção, esposo da Lívia, pai do Heitor, atualmente mexicano. Gosto de cozinhar saboreando uma cervejinha, não tenho paciência para nenhum livro que não seja de ficção e sou amante declarado de RPG

Curta nosso Facebook!

SIGA-NOS

INSTAGRAM

Estamos ON!
Estamos OFF :(