sexta-feira, 14 dezembro, 2018

Fala galera!!

Como este mês temos uma overdose de Brucutus, vou falar hoje desse sistema que mal conheço, mas já considero pacas!


 

 


 

Brucutus foi criado pelo Mestre Diego.  Na verdade, como ele mesmo fala, foi buscando nos sistemas que conhecia, mecânicas que gostava e as concentrou de forma simples e prática – Você não precisa afundar em livros e mais livros para jogar, já que as regras são tão simples, que com uma folha de papel, dados e uma galera já podemos começar a diversão.

Stallone Cobra – “Você é a doença, eu sou a cura.”

 

Sabe aqueles filmes dos anos 80 e 90 que tinham muita ação, combinada com alívios cômicos e frases marcantes? Essa é a proposta do jogo, que apresenta até um aspecto tosco em muitas cenas – mas esse é o charme.

 

O background do personagem já vem descrito na própria ficha, assim como a maneira que o personagem interage e vê o mundo – Como em fate. Esses aspectos podem ser considerados em cenas em que se aplicam e dão bônus às rolagens, o objetivo é tudo ficar épico como nos filmes.

 

 


Conceito

Resumo do personagem em uma única frase. Nele deve estar representado o que há de mais importante e evidente.

 

Treta

Se o Conceito diz quem é a personagem, o Problema é aquilo que complica a sua vida de alguma forma. Ele traz caos à vida da personagem e a põe nas mais interessantes situações.

 

Passado

O prelúdio da personagem. Descreva a primeira aventura da personagem e anote um Aspecto relacionado, sendo algo interessante que se alcançou através dela.

 

Relacionamento

Aqui é o momento de estabelecer a relação entre as personagens. Qual a relação entre vocês? Profissional, afetiva, familiar, competitiva.


 

Com isso já sabemos quem é o seu personagem e o que podemos esperar dele. Além disso a Alcunha e Frase de Efeito também trazem uma dinâmica interessante para rolagens e cena. Invocando a alcunha, uma vez por sessão, todos os testes da cena tem dificuldade reduzida em 1 grau.

 

Claro que, não é apenas dizer “Vou usar minha alcunha”. Interprete!!  “João Neves, O Coração Frio vai ignorar os gritos de súplica dos bandidos e deixá-los pendurados no penhasco à sua própria sorte”

 

Dá outra cara para a cena, não é mesmo? Lembrem-se que RPG de mesa combina as mecânicas do sistema à interpretação, ou seja, tudo fica mais divertido quando você encontra um sentido para seu teste ser melhor.

 

 

 

Já a frase de efeito torna sua ação um sucesso crítico imediato. Essa é a hora de deixar a imaginação tomar conta, sabe quando assistia um filme do 007 e falava “Isso é impossível, que marmelada”. Sua frase de efeito causa essa marmelada uma vez por sessão, desde que bem interpretada e utilizando a frase durante a cena, pra ficar com o charme que já citamos.

 


Rolagens

Neste sistema utilizamos 1d4. Existem 5 classificações de dificuldade para rolagens:

 

– Muito difícil (+2)
– Difícil (+1)
– Normal (0)
– Fácil (-1)
– Muito Fácil (-2)

 

Cada uma delas acrescenta o valor que coloquei entre parênteses à sua rolagem. Ou seja, tirei 2 no dado e é uma tarefa muito fácil? O resultado fica 4.


Tá, e aí?


O grau de sucesso ou falha de sua ação está ligado à diferença entre (rolagem + dificuldade)  &  rolagem alvo.

A rolagem alvo simplesmente é o atributo relacionado á ação + perícia. Ou seja, vai tacar uma granada?

 

Destreza + explosivos.

 

Supondo que os dois totalizariam 6, a diferência é 2, correto?  Isso significa que você conseguiu o que queria e vai causar 2 de dano com este ataque, simples asssim.


Além disso existem 5 pontos de bônus ao criar o personagem que pode ser utilizado de várias formas diferentes.

 

-Armadura
-Pontos de vida adicionais
-Atributos
-Pontos de ação para dar +1 para rolagem alvo.
-Pontos de Vida

 

Vêem que simples? Tudo isso com a cara de um filme dos anos 80 com helicópteros explodindo, motos em alta velocidade, capangas e um personagem carismático fazem uma mistura que é certeza de diversão.

 

É isso pessoal, fiquem atentos às próximas aventuras de Brucutus no nosso canal!    Um abraço!!!

Gosta do Casa Velha e nosso conteúdo? Quer nos ajudar para conseguirmos mais recursos e trazer ainda mais qualidade às streams?


Seja um padrinho ou madrinha, basta acessar:  www.padrim.com.br/CasaVelhaRPG

Tags: , , , , , , ,
Engenheiro de Produção, esposo da Lívia, pai do Heitor, atualmente mexicano. Gosto de cozinhar saboreando uma cervejinha, não tenho paciência para nenhum livro que não seja de ficção e sou amante declarado de RPG

Curta nosso Facebook!

SIGA-NOS

INSTAGRAM

Estamos ON!
Estamos OFF :(