sexta-feira, 14 dezembro, 2018

Se você leu Percy Jackson e se imaginou frequentando aulas de formação heroica, no acampamento meio-sangue, acompanhado de seus parentes semideuses. Se você assistia Xena ou Hércules na TV, e sonhava lutar com criaturas mitológicas e dialogar com Deuses e heróis. Se você jogou algum jogo da franquia God of War e se divertiu descendo o cacete em tudo quanto é coisa que passou na sua frente, então certamente você irá gostar bastante de Scion. Mas o que é Scion?

Scion é um jogo contemporâneo de mitos modernos e heroísmo épico publicado pela White Wolf e Onyx Path. Seu primeiro livro, Scion – Hero, foi lançado em Abril de 2007 e foi o vencedor do prêmio ENnie de jogo do ano.

A franquia Scion possui cinco livros oficiais publicados.

  1. Scion: Hero (Abril de 2007);
  2. Scion: Demigod (Setembro de 2007);
  3. Scion: God (Janeiro de 2008);
  4. Scion Companion (Março de 2008);
  5. Scion: Ragnarok (Janeiro 2009).

 Ambientação

O mundo em Scion é semelhante ao nosso mundo contemporâneo com apenas uma diferença: todos os antigos mitos são realmente verdadeiros. Os personagens que os jogadores criam são considerados descendentes de um Deus ou Deusa de um dos panteões disponíveis, e seu objetivo é servir seus pais enquanto os Titãs e seus criados ameaçam o mundo. As aventuras deste cenário variam desde o mundano (recuperação de artefatos antigos) até uma versão moderna das 12 tarefas de Hércules.

A progressão dos personagens parte de seres humanos melhorados em Scion: Hero até deuses plenos em Scion: God. A escala também cresce, desde aventuras no mundo físico em Scion: Hero, para aventuras no Mundo Inferior e em várias Terra Incognitae (Avalon, Arcádia, etc…) em Scion: Demigod, até aventuras nos Mundos Além com seus reinos titânicos (ambientes que são basicamente os corpos dos titãs) e reinos divinos em Scion: God. Os principais antagonistas do jogo são os chamados Avatares de Titã que são personificações diferentes dos vários titãs primários que existem em Scion.

Panteões

Os panteões disponíveis foram baseados na mitologia e permitem aos jogadores a possibilidade de associar seus personagens a qualquer um dos apresentados abaixo:

 

 

Pesedjet

Os deuses do antigo Egito, incluindo Anubis, Atum-Re, Bastet, Geb, Horus, Isis, Osiris, Ptah, Set (ou Seth), Sobek e Thoth.

 

 

Dodekatheon

Os deuses da mitologia grega, incluindo Afrodite, Apollo, Ares, Artemis, Athena, Dionysus, Hades, Hephaestus, Hera, Hermes, Poseidon e Zeus.

 

 

 

Aesir

Os deuses da mitologia nórdica, incluindo Baldur, Freya, Freyr, Frigg, Heimdall, Hel, Loki, Odin, Sif, Thor, Tyr e Vidar.

 

 

 

Atzlánti

Os deuses da civilização azteca, incluindo Huitzilopochtli, Miclántecuhtli, Quetzalcoatl, Tezcatlipoca, Tlaloc, Tlazoltéotl e Xipe Totec.

 

 

 

Amatsukami

Os deuses xintoístas do Japão, incluindo Amaterasu, Hachiman, Izanagi, Izanami, Raiden, Susano-o e Tsuki-Yomi.

 

 

 

Loa

Os deuses da religião Vodu, incluindo Baron Samedi, Damballa, Erzulie, Kalfu, Legba, Ogoun e Shango.

 

 

 

Tuatha Dé Danann

Os deuses da antiga Irlanda, incluindo Aengus, Brigid, Cocidius, Dagda, Danu, Dian Cecht, Lugh, Manannán mac Lir, Morrígan, Nuada e Ogma.

 

 

 

Burocracia Celestial

Os deuses e imortais da China, incluindo Chang’e, Fuxi, Guan Yu, Guanyin, Houyi, Huang Di, Nezha, Nüwa, Shennong, Sun Wukong, Xiwangmu e Yanluo.

 

 

 

Deva

Os deuses da Índia, incluindo Agni, Brahma, Ganesha, Indra, Kali, Lakshmi, Parvati, Sarasvati, Shiva, Surya, Vishnu e Yama.

 

 

Yazata

Os deuses da Pérsia, incluindo Anahita, Ard, Haoma, Mah, Mithra, Sraosha, Tishtrya, Vahram, Vayu e Zam.

 

 

Sistema

Scion usa um sistema de regras semelhante ao sistema Storyteller popularizado pelo Mundo das Trevas, mas não faz parte dele. Abaixo estão algumas diferenças básicas entre os dois:

WoD vs Scion

 ScionWoD
Resultado 1 em d10Não contabiliza sucessoRemove um sucesso obtido no teste
Resultado 10 em d10Contabiliza 02 sucessosContabiliza um sucesso e explode (o dado é rolado novamente)
Dificuldade base dos testes76

As duas habilidades primárias disponíveis para Scions são Atributos Épicos e Dádivas. Os Atributos Épicos possibilitam aumentar os nove atributos a níveis super-humanos (a força de Hércules, a beleza de Helena ou a destreza de Perseu, por exemplo). Dádivas são os poderes divinos concedidos aos filhos dos Deuses, categorizados em Trilhas (como Terra, Fogo, Saúde, Justiça, Céu e Guerra).

Outra característica interessante de Scion é inexistência dos famosos antecedentes. Os jogadores têm permissão para ter quaisquer contatos, história e riqueza que façam sentido para o personagem, sem a necessidade de regras ou alocações mecânicas para supervisioná-los. Os Legados fornecidos pelos parentes divinos servem para um propósito e estrutura semelhantes, mas geralmente são limitados aos bens divinos, em vez de benefícios mundanos: eles incluem as relíquias míticas que lhes permitem ativar suas Dádivas, bem como seguidores, criaturas lendárias que eles fizeram amizade ou a ajuda de guias místicos.

A interpretação e a narrativa são muito importantes em Scion, porém não cabe apenas ao narrador o papel de descrever cenas. Quanto mais detalhada, rica e empolgante for a descrição de uma cena por parte do jogador, mais vantagens ele pode adquirir. Isso é conhecido como Proezas.

As Proezas geram bônus em dados iguais a 1, 2 ou 3. Estes bônus podem ser utilizados em todas as ações descritas na cena, além disso as Proezas concedem as seguintes premiações:

  1. Recupera uma quantidade de pontos de Lenda igual ao bônus de Proeza;
  2. 2 ou 3 dados (apenas): recupera um ponto de Força de Vontade;
  3. 2 ou 3 dados (Ressonando com uma Virtude ativada): recupera o ponto de Força de Vontade gasto;
  4. 3 dados (muito raro): Além dos bônus anteriores pode ganhar um ponto de experiência extra.

A sugestão básica para a premiação por Proeza é:

  • 1 dado: descrever bem a ação;
  • 2 dados: descrever bem a ação e utiliza o cenário para compô-la;
  • 3 dados: Cena que receberia o selo de aprovação Michael Bay de qualidade. Algo digno de filmes Hollywoodianos de grande orçamento. Mas lembre-se, a regra máxima para definir essa premiação é o “wow” dos demais integrantes da mesa.

Mais informações

Infelizmente Scion não foi traduzido para o português. No entanto, se você tiver um bom conhecimento da língua inglesa (ou se tiver paciência para utilizar o google tradutor) seguem alguns links com bastante material sobre o jogo:

  • White Wolf Wiki – Wiki focada em informações sobre diversos jogos da White Wolf, inclusive Scion.
  • Monsters and Mosh Pits Wiki – Wiki com diversas informações sobre o sistema e logs das aventuras jogadas por eles.
  • Resumo de regras – Tópico bastante completo, no forum falerpg, contento um resumo de regras, em português, de Scion.

Curtiu o cenário de Scion?

Então deixe seu comentário aí no post e não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Tags: , , ,
Idealizador do canal Crônicas da Meia-Noite, analista de sistemas, aspirante a escritor de terror (Stephen King que se cuide), amante de um bom whisky (single malt escocês é a minha criptonita) e aficionado por RPGs de todas as cores e sabores.
Estamos ON!
Estamos OFF :(